24 fevereiro, 2009

Diário de vôo

Depois de tantos dias sem vontade escrever, olho pela janela do avião e vejo esta imensa terra recortada, um céu azul, um mar de nuvens e eu esqueci minha caneta...
Como é bela a terra daqui de cima! Um imenso silêncio exterior dá lugar ao som da minha voz...e eu esqueci de trazer uma caneta...
Lá embaixo, meus amores: pai, mãe, Bruno, Marília, Douglas, Moema, Denise e Cristhian.
Tô me mudando e eles vão comigo..meus companheiros para uma vida. Me divido entre o olhar para frente e o olhar para trás...que dói: sinto minha respiração ofegante, meus olhos umideceram, meu nariz escorrer...e eu não tenho lenço na bolsa...
Tento então desviar e organizar meu pensamento..preciso escrever...alguém deve ter uma caneta no avião. Leio e escrevo e penso como a escrita pode ser este instrumento que emudece a palavra e realiza o pensamento. Silêncio à volta. Ouço meu pensamento e o imortalizo através da escrita.
Segundo L. Febvre, apesar de muda, a escrita centuplica a linguagem, disciplina o pensamento e, ao transcrevê-lo, o organiza. Acho que esta viagem já começa a organizar meu pensamento...
Não existe história que não se funde sobre textos. É ela, a escrita, que permite que estes pensamentos atravessem o espaço e o tempo. É assim que me sinto agora: atravessando o espaço e o tempo.
Como é fascinante rabiscar um tanto de sinais gráficos e ter imortalizado meu pensamento. Acho que vou deixar pra lá esse mundo das relações internacionais (disciplina que contratei na Universidade do Porto) e me emaranhar em alguma outra disciplina que fale sobre... sinais...que de repente aparecem e constroem o sentido das coisas. Acabei de descobrir que, nas linguagens primitivas, os gestos eram muito utilizados e serviram de modelos para os sinais da escrita. Sempre pensei sobre isso: por que as letras são como são? Todo esse imendo esforço para a construçãoo da linguagem é o homem desejando externalizar de qualquer forma o raciocínio...expurgá-lo...plantá-lo.

...Depois do Porto, acho que vou querer escolher a próxima cidade em passarei bons anos da minha vida com o Douglas olhando assim de cima, de um avião. Se gostarmos do aspecto, descemos. Que tal, meu amor???

...O coração da minha mãe e do meu pai deve estar apertado agora...relaxem: vocês souberam criar muito bem os filhos que têm!

...Eu tô chocada com São Paulo vista de cima. É assustadora!!! Seguindo aquele critério de olhar por cima a cidade em que vou morar, não quero morar em São Paulo, nem em Madrid. Ahhh, no Porto.. as gaivotas voando sobre o rio Douro...os cafés...o mar...

...Brasil..estava mesmo cansada de ti. Passar o dia esperando no aeroporto de Guarulhos em pleno sábado de carnaval não foi nada fácil, mas, enfim...embarquei..acompanhada por uma paulista que há um bom tempo mora em Londres e desembarquei em Madrid acompanhada por uma gaúcha que, como eu, vai para o Porto estudar na FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Acho que noso destino estava cruzado de qualquer forma. Sentamos ao lado uma da outra no avião por acaso, mas, mesmo que o acaso não adiantasse as coisas, nos conheceríamos no embarque em Madrid, quando os autos-falantes anunciavam: Michele Borges e Josiane Siqueira..última chamada. Que gigantesco o aeroporto de Madrid! Fomos commpanheiras, solidárias e conseguimos atravessar aquele mundaréu sem fim de aeroporto como se faz em maratonas. Agora estou indo morar com esta doce menina, mais um casal de historiadores pernambucanos gente boa absurdo (como se diz em terras mineiras) e duas bacanérrimas brasilienses. Norte, sul, centro inteiro, como diz a música..tudo num apartamento pequeníssimo na cidade mais deslumbrante que já vi na vida. Hummm, acho que fico só por uns dias até descolar algo mais sossegado.

...O desembarque no Porto

Lá estava ela, loira e elegante. Maria da Graças, Daça para os amigos. Me recebeu da melhor forma possível me levando pra almoçar e tomar minha primeira Super Bock e meu primeiro vinho do Porto. Para quem há dois dias atrás nem sabia da existência da figura, até que dei sorte em reservar (meu amorzinho, obrigada!) por acaso um hotel que fica a um quarteirão da casa de Daça, diga-se de passagem, em uma cidade com quase 11 milhões de habitantes. Mas, não me prenderei a contar as coincidências desta viagem...pois que são inúmeras..

...Na faculdade

Reunião com a técnica superior das Relações Internacionais e mais uma cacetada de brasileiros e as histórias de que ganharíamos bicicletas e celulares com ligações gratuitas entre todos os estudantes de mobilidade para promoção da integração eram todas verdadeiras! Excelente recepção, senhora Luísa Capitão. Pra completar, ganhei também uma orientadora para o projeto de pesquisa que enviei junto com minha candidatura e do qual nem me lembrava mais.

...Carnaval no Porto e em Ovar
...depois, porque estou pagando internet e dinheiro não cai do céu, mas também não se leva para o céu!!!!

3 comentários:

  1. Anônimo25.2.09

    oi MI,

    continue nos alimentando com suas palavras.
    elas te trazem pra perto do nosso peito.

    amo!

    Cristhian

    ResponderExcluir
  2. Anônimo25.2.09

    Oi amor, como é bom ler você!!!

    Douglas Soares

    ResponderExcluir
  3. Anônimo26.2.09

    Ai minha flor, suas palvras ditas como uma grande poesia me emocionam...letra por letra! Quando leio tenho vontade de me expressar assim como você! Lindamente! Amei cada palavra do que lí! Te amo!
    Virei a sua casa sempre! Como era aqui!
    As energias estão conspirando a seu favor...axé pra ti! beijos mil!!!!!!!!!!!!
    Moema

    ResponderExcluir