28 fevereiro, 2009

Em Castelo do Queijo..
Ontem fui à praia com Isabella, foi ótimo, caminhamos muito e conversamos mais ainda..achei Isabella meio tristinha, mas tratei de tentar lhe passar um pouco da energia que tenho e do entusiasmo que me é até em excesso. Chego, às vezes, ao ridículo da empolgação. Isabella, ao contrário, me passou boa dose de ponderação e, logo que voltamos, resolvi fazer compras de supermercado, a coisa mais sensata que fiz até agora. Então, tenho casa, comida e empolgação.

...O sistema de transportes..
parece funcionar muito bem..é tudo integrado...faz-se um cartão magnético chamado Andante, escolhe-se as áreas pelas quais quer ter livre acesso e assim pode-se andar ilimitadamente de auto-carro (ônibus), metro (metrô) e bonde elétrico. No meu caso, escolhi duas zonas para transitar durante um mês por € 23. Não há ninguém na entrada dos trasnportes fiscalizando os cartões. Cada um se responsabiliza por validar seu cartão em uma máquina que fica dentro do transporte. Caso esteja andando sem validar seu andante, ou seja, sem registrar na maquinhinha sua viagem, e for pego por um fiscal, toma-se uma multa de cem vezes o valor da passagem, que é €0,85. Portanto: 85 euros.

...O problema das sacolas plásticas...
Outra coisa inteligente por aqui é que não se distribui a deus dará sacolas plásticas em supermercados como meio de publicidade. Cada sacola plástica custa 2 céntimos de euro, o que faz com que as pessoas usem o menor número possível e reutilizem as sacolinhas...Fiquei sabendo disso ontem quando fiz minhas primeiras compras de supemercado. Guardei as sacolinhas, é claro.

...A limpeza das ruas...
não se vê sujeira nas ruas do centro. A não ser bitucas de cigarro que, por sinal, aqui é caríssimo: 3 ou 4 euros uma maço de cigarros e as pessoas fumam muuuito. Sorte a minha que não fumo! Ahh, e além das bitucas, se vê também no chão, cuspidas! É nojento, mas melhor do que lixo..os portugueses tem o hábito de cuspir no chão..imagino que por causa do frio e do cigarro devem ter pigarros..rsrsrs.

...falando em sujeira..
esqueci de comentar sobre o carnaval..
no primeiro momento, achei fantástico! O centro histórico do Porto iluminado à noite com pessoas a passear pelas ruas fantasiadas de tudo o que se puder imaginar. Bruxas, marinheiros, bichos, personagens de desenho (adorei um grupo de pessoas que se fantasiaram de Simpsons...havia o Homer, a Mart, o Bart, a Meg e a Lisa)..e nada de fantasias improvisadas, todas muito bem feitas.
Então, peguei um comboio (trem) com uma turma de brasileiros e fui para o carnaval em Ovar, uma cidade famosa pelo carnaval e pertinho daqui. A mesma coisa do carnaval no Brasil..adolescentes bêbados dentro do trem, cantando refrões de músicas idiotas e gritando nos ouvidos dos outros. Cheguei à conclusão que é melhor eu desistir de carnavais. DETESTO aqui, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

3 comentários:

  1. Anônimo28.2.09

    Meu amor, tenho que te parabenizar, vc está escrevendo muito, está super fluído, está mandando bem mesmo.
    Só que vou fazer uma pequena correçãozinha nos nomes de alguns Simpsons, já que seu namorado aqui é fã da série. Marg e Bart.
    Beijo Amor, continue e nos inundar de informações sobre essa terrinha aí.
    Douglas

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10.3.09

    belas palavras sempre...me faz rir e chorar! vc é uma comédia dona Michele!

    ResponderExcluir