04 março, 2009

Continuando a recordação interrompida de ontem, quer dizer, de sábado..

Então..como ia dizendo, ou melhor, escrevendo, depois da feira de livros, andei mais um pouco e cheguei em uma praça muito interessante.

Vi uma multidão em frente a um prédio monumental, achei que fosse algum evento e entrei. Para minha surpresa, era um hospital. O famoso Hospital Santo Antônio..lotado! Fiquei paralizada alguns minutos, chocada, tentando acreditar que aquilo era o Hospital a que devo recorrer caso surja uma emergência..rsrsrs..não é de rir..mas eu achar que ali poderia estar tendo um evento e querer participar é! Santo Antônio queira que eu não precise desse hospital!!

Mais uns passos na mesma praça e estive em Pádua, no século XIV, vendo os afrescos com as histórias de Cristo e de Maria em uma das capelas mais famosos da Itália pintada por Giotto. As reproduções dessas pinturas estavam expostas no prédio da Reitoria que fica nesta mesma praça para visitação pública e gratuita.

Ainda na mesma praça, revivi alguns duros momentos da Revolução Cultural da China de Mao-Tsé-Tung entre os anos de 1966 e 1976 através de uma fabulosa exposição de "O livro Vermelho de um fotógrafo chinês" de Li Zhensheng. Li foi soldado da guarda vermelha durante a revolução e com sua Rolleiflex registrou cenas que ficariam escondidas no porão de seu quarto por muitos anos.

Essa e outras belíssmas exposições encontrei no CPF - Centro Português de Fotografia - que hoje fica na antiga Casa de Relação do Porto, cadeia onde estiveram presos Camilo Castelo Branco e Ana Plácido pelo adultério que cometeram e que se tornou romance lido no mundo inteiro.

No CPF, também monumental como quase tudo aqui no Porto, estive durante horas pensando no meu amor e em como seria bom se estivesse comigo. A cada passo que dava ali dentro, ouvindo Orquestra Imperial nos fones de ouvido (presente seu), o imaginava comigo. Desejei tanto que estivesse ali que acho que esteve. Podia sentir seu cheiro e sua empolgação vendo as reproduções enormes de alguns modelos antigos de máquinas fotográficas.

As horas passaram..Nem percebi e já era noite. Tomei uma sopinha num café de esquina e desci a rua mais um pouco. Avistei a Torre do Clérigos e entrei na Igreja...imperiosa. Ali vou levar minha mãe. Ando muito ansiosa pra mostrar tudo a ela e ao meu pai. Já tô até fazendo a lista dos lugares em que quero levá-los: o centro histórico, as Igrejas, o Palácio de Cristal, a praia Castelo do Queijo...Minha mãe vai se deslumbrar, como eu..
Andei bastante nesse dia: minhas pantorrilhas ficaram inchadas! Não estavam acostumadas com tanta caminhada..tadinhas!

Um comentário:

  1. Anônimo10.3.09

    que coisa boa! faça muito isso e não perca tempo vendo e revendo essas maravilhas...até que elas fiquem impregnadas na sua memória! ainda vai ser minha guia...amo

    ResponderExcluir